STJ E A ISENÇÃO TRIBUTÁRIA POR DOENÇAS GRAVES
- IRIS PERFORMANCE
- 26 de jun. de 2023
- 1 min de leitura
Welcome to WordPress. This is your first post. Edit or delete it, then start writing!
Após muitas dúvidas em torno da Isenção do Imposto de Renda para portadores de doenças graves, concedida pela Lei 7.713/1988, o Superior Tribunal de Justiça se manifestou sobre vários pontos levantados.
A Lei traz uma lista de doenças graves, as quais, geralmente, os portadores precisam de um atendimento à saúde ou até uso de medicamentos especiais. O STJ entendeu que esse rol de doenças é taxativo, ou seja, qualquer pessoa que seja portadora de uma das doenças listadas expressamente pela Lei, pode solicitar a isenção do Imposto de Renda.
O Tribunal também já esclareceu que não é necessário laudo médico oficial para ter esse direito reconhecido, caso o juiz entenda que a doença grave listada na Lei foi demonstrada por outros meios de prova. E mais, ainda que tenha realizado, por exemplo, uma cirurgia ou êxito no tratamento, o direito a ter a isenção do Imposto de Renda permanece.
No entanto, delimitou esse benefício apenas a aposentados e pensionistas, de forma que os portadores dessas doenças graves que continuam no serviço ativo não possuem tal isenção.






Comentários